domingo, 21 de julho de 2013

Macromantis, o gigante Brasileiro



Olá pessoal! Venho aqui fazer um pequeno post, mais a nivel de curiosidade, para vocês. Vou falar um pouco sobre Macromantis!!
Os insetos desse gênero, pertencentes à família Mantidae e subfamília Photininae, estão entre os maiores do Brasil! Sendo os machos os maiores louva-a-deus voadores do MUNDO, com uma envergadura de quase 18 cm!
No Brasil existem duas espécies, Macromantis hyalina (a das fotos) e Macromantis ovalifolia. São encontradas nas matas fechadas da Amazônia.
As fêmeas medem cerca de 11~12 cm, na média, enquanto os machos geralmente possuem 12~13. Isso é interessante, pois geralmente são as fêmeas que possuem o tamanho maior. Apesar disso, as fêmeas possuem uma enorme massa corporal, podendo pesar mais de 10 gramas, estando entre as louva-a-deus mais pesadas do mundo.


Macromantis possui uma posição corporal característica, mantendo as pernas raptoriais próximas ao tórax, lateralmente, quando em repouso. As fêmeas costumam repousar sob folhas largas, como palmeiras ou bananeiras, enquanto os machos, alados, não parecem mostrar essa preferência.

As fotos do post foram cedidas pelo meu amigo Victor Viegas, que está no município de Moju, a 56 km de Belém, PA.


2 comentários:

  1. muito muito muito foda!!!!
    tem fotos das ootecas?
    existe a possibilidade de encontrarmos em mata atlântica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Murilo, eu vou colocar uma foto da ooteca assim que tiver tempo.
      Existe uma chance de encontrar uma dessas aí para o Sudeste...Mas elas estão espalhadas principalmente na região norte do país. No Brasil, são encontradas nos estados do Amazonas, Bahia, Pará e Espirito Santo. Este último faz fronteira com o Rio de Janeiro, e como você sabe, fica no sudeste =D
      Podes começar a procurar! o/

      Excluir