sexta-feira, 19 de julho de 2013

Callibia diana, a jóia Brasileira!


Bom pessoal, essa postagem vai ser sobre uma das louva-a-deus mais lindas do Brasil (não que as outras sejam menos e... ah, vocês me entenderam), Callibia diana!!
Ela pertence à família Acanthopidae, a mesma dos louva-a-deus folha morta, Acanthops. Sua subfamília é Acontistinae, onde estão as mímicas de formigas (enquanto ninfas).

As fêmeas possuem o aspecto de uma pequena flor, com uma mistura de amarelo, verde e branco. Possuem uma expansão entre os olhos, na parte superior da cabeça. Também possuem uma pequena expansão no fêmur das pernas traseiras e medianas. As asas são multicoloridas e completamente desenvolvidas, entretanto, as fêmeas não voam, mas são capazes de planar.
Os machos possuem o aspecto de folhas secas, com asas semi-transparentes e coloração escura. A protuberância na cabeça e expansões nas pernas ainda são presentes. O tamanho dos machos é menor que o das fêmeas.


As ninfas são bastante semelhantes às ninfas de Acontista, porém possuem coloração mais clara, com predominância de branco e marrom. A expansão na cabeça começa a ser percebida claramente apenas a partir do terceiro instar.
O tamanho de uma C. diana é de cerca de 3 cm, com os machos medindo cerca de 2 cm.
A espécie também possui expansões laterais no abdômen, que fazem-na ainda mais parecida com uma bela flor.
As asas multicoloridas possuem as nervuras azuis, o fundo preto, a borda superior branca, com uma listra vermelha seguida de uma preta.
O tempo total de vida tem uma média de 250 dias para as fêmeas, e cerca de 200 para os machos.
Durante a noite, os olhos, que são totalmente brancos (nas fêmeas), se tornam vermelhos, dando um aspecto ainda mais fascinante à espécie.

Bom pessoal, por hoje é só. Não se esqueçam de acessar a nossa página no Facebook e nosso Site!!! Comentários também são bem vindos!
Obrigado e até a próxima! õ/

3 comentários:

  1. Muito boa a postagem, parabéns.
    Espero que continue assim =]

    ResponderExcluir
  2. Olá, criamos vários tipo de louva— a — deus e estamos com uma fêmea de callibia diana, mas ela não está se alimentando. Tentamos dar gafanhotos e não deu certo. Tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa,
      Desculpe demorar para responder.
      As fêmeas de Callibia diana, assim como outros gêneros próximos, podem ser alimentadas com Moscas, Baratas, Mariposas, Borboletas, e mesmo gafanhotos. É estranho o fato dela não querer se alimentar. A presa é muito grande?
      Vocês criam vários tipos de louva-a-deus? Quais?
      Obrigado

      Excluir