segunda-feira, 22 de julho de 2013

Angela, o graveto mais carismático que você já viu



 Olá pessoal, hoje falarei sobre um gênero muito curioso. Ele pertence à família Mantidae, subfamília Angelinae. Como o próprio título desse post já diz, esse gênero é o Angela.
São insetos compridos, medindo entre 8 e 14 cm (sem contar com as pernas dianteiras!), de cores geralmente bem escuras, variando entre o marrom e o preto. Outra característica, essa sendo diferencial, são os cercos (apêndices abdominais, de uso sensorial), estes possuindo um formato denominado "foliar" (achatado, semelhante a uma folha), como visto na imagem abaixo.


 Posição corporal bastante singular, porém semelhante a muitas espécies que se assemelham a gravetos (Thesprotia sp. por exemplo, da família Thespidae). O Brasil possui 9 espécies diferentes de Angela, espalhadas por praticamente toda a região norte, mas com alguns registros para a região sudeste (não confirmados).
 Possuem um 'carisma' por causa das expressões que elas parecem apresentar, conforme mudam de posição. Parecem estar sempre apontando para frente.


 Quando ameaçadas, podem esticar completamente o corpo, assumindo uma posição que os torna muito difíceis de se localizar, quando em meio aos gravetos e galhos finos. Também costumam se fingir de mortas, se jogando no chão e sumindo em meio à grama ou folhagem.


São bastante desajeitadas e caminham lentamente, com as pernas dianteiras estendidas para frente.
As fêmeas possuem asas ( são braquípteras) e antenas muito curtas e os machos são alados com antenas muito compridas.


Agora fiquem aqui com mais umas imagens desse gênero curioso:








Bom, qualquer informação que vocês acharem que faltou, podem comentar que eu acrescento =] Obrigado por lerem mais esse post. Continuem acompanhando o Blog e não se esqueçam de visitar nossa página no FACEBOOK e nosso SITE!!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário